terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Blog

Inauguro esse espaço para passar um pouco o dia-a-dia de como está sendo essa nova aventura de criar filhos bilíngues. Basicamente, este espaço será destinado a pérolas, dicas, curiosidades e relatos pessoais.

3 comentários:

  1. Olá!! Amei seus posts; eles esclareceram muitas dúvidas!! Tenho muita vontade de introduzir uma nova língua no ambiente familiar, mas meu inglês vai do básico ao intermediário(até q me viro bem qdo estou nos Eua, rsrs). Sinto-me quase q na obrigação de ensinar a língua inglesa para meus filhos, visto q ambos (15 meses e 3 meses) nasceram nos Eua durante uma temporada em que estive lá. Penso em aprender junto com eles...ao mesmo tempo penso em matriculá-los numa escola americana, mas desanimo diante das mensalidades absurdas!! Será q vale a pena eu tentar falar com eles usando meu inglês básico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane!
      Fico feliz que tenha gostado do blog e agradeço pela visita.
      Eu acho que seria muito bom você introduzir o inglês na sua família. Escrevi mais de uma vez já que algum contato com a língua é sempre melhor do que nenhum contato com a língua, quando falamos em bilinguismo e aprendizagem.
      Não se acanhe com seu nível de fluência, pois você vai ensinar para seus filhos o que você já sabe.
      Considerando que eles ainda são bem pequenos, você tem todo seu vocabulário para passar para eles, da mesma forma que faria em português. (Eu, você, bola, cachorro, leite, comida, fralda, vovó, dormir, beijo, comer, chuva, suco, e por aí vai.)
      Ao mesmo tempo, você vai se forçar a melhorar seu inglês diariamente, seja usando algum app (como o Duolingo), ou seja consultando palavras no dicionário quando surgir aquela dúvida (afinal, como falar ornitorrinco em inglês rs).
      A Yuna está com 5 anos e vejo que meu inglês só melhorou desde que ela nasceu. Além de mais palavras no meu vocabulário, estou com uma fluidez muito maior na fala. Quando sabemos o idioma mas não o usamos com frequência, experimentamos aquelas pausas incômodas (ehnn.... I want to... ahn... buy this.... uhnnn... please).
      Usando o inglês em casa todo dia por cinco anos, é natural que a fluidez só melhore.
      Sugiro para você começar a ler alguns livros em inglês (pode ser Harry Potter, ou algo no gênero que você prefira), e que assista algumas séries ou filmes com legendas em inglês. O Netflix tem algumas opções, assim como a Amazon Video (já chegou no Brasil).
      Para seus filhos, aproveite a tecnologia e coloque-os para assistir TV em inglês (novamente, o Netflix ajuda muito, além dos DVDs). Isso vai dar mais uma razão para ele entender que o inglês 'é importante' pois sem isso ele não vê TV. Depois de um tempo, as crianças aprendem bastante vocabulário vendo filmes e séries.
      Eu recomendo Pocoyo e Mickey Mouse Club House, pela idade dos seus filhos.
      Respondendo então bem na lata, sim, vale muito a pena você falar com eles usando seu inglês.
      Caso você sinta que não dá pra usar apenas o inglês (pois é importante que você tenha conversas plenas com seus filhos), crie alguma regra intermediária. Por exemplo, inglês antes do almoço e português depois.
      Ou, um dia inglês um português. Enfim, como funcionar bem na sua família.
      Sobre as escolas, elas certamente ajudam, mas o preço praticado costuma ser proibitivo. Nossos dois filhos estão em escolas 'normais' e seu inglês é nativo, pois usamos um sistema OPOL adaptado, onde minha esposa ajuda com o inglês. (TV aqui em casa também é só em inglês)
      Espero ter ajudado e recomendo que aproveite a oportunidade de passar mais esse conhecimento aos seus pequenos, pois eles certamente irão se beneficiar disso.
      Um grande abraço,
      Marcelo

      Excluir
  2. Conecei agora a manter uma rotina bilíngue com minha filha. É tarde demais? Vai funcionar?😵

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...